22 de dez. de 2017

EDUCAÇÃO

IFTO oferece dois Cursos para indígenas Apinajé



Em 2016 tivemos os primeiros contatos com professores e acadêmicos do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS-IFTO, que visitaram a TI. Apinajé. Atendendo o convite do IFTO em 17 de abril deste ano participamos das atividades da Semana dos Povos Indígenas 2017 realizadas no Campus do IFTO de Araguatins -TO. No mês de outubro professores do Campus de Araguatins estiveram na aldeia São José fazendo a abertura das inscrições do Vestibular do IFTO de 2017.

No último dia 19/12/17 na aldeia Cipozal, no município de Tocantinópolis-TO, estivemos reunidos com as Professoras Lucinalva e Cássia e ainda o Professor Miguel, que vieram acompanhados de acadêmicos dos Cursos de Agroecologia e Computação Básica do Campus de Araguatins. Na ocasião os visitantes apresentaram para as lideranças propostas de duas Disciplinas que estão sendo ofertadas para os indígenas Apinajé.

O Curso de Agroecologia propõe trabalhar a parte teórica e pratica do cultivo de hortaliças, reflorestamentos, SAFs e plantio de espécies frutíferas nos quintais, durante as aulas. O Curso propõe ainda analisar amostras de solo e buscar parcerias e apoios da FUNAI e do RURALTINS para aquisição de adubos, sementes e mudas de cupuaçu e cacau. Para o Curso de Computação Básica, teremos aulas sobre manutenção, planilhas; (Excel, Word, Power Point), antivírus, audiovisual e segurança na rede.


A proposta é buscar parceria ainda com a Universidade Federal do Tocantins-UFT e Delegacia Regional de Ensino-DRE de Tocantinópolis para uso pelos alunos dos laboratórios de informática-LABIN da UFT Campus de Tocantinópolis e das Escolas Mãtyk na aldeia São José e Tekator na aldeia Mariazinha.

Os Cursos ofertados serão ministrados pelo IFTO Campus de Colinas e Araguatins; Curso FIC. Os indígenas Apinajé terão 40 vagas para cada Disciplina.


Terra Indígena Apinajé, 21 de dezembro de 2017


Associação União das Aldeias Apinajé-Pempxà

Nenhum comentário:

Postar um comentário