28 de mar. de 2017

AGROECOLOGIA

Articulação Tocantinense de Agroecologia-ATA e Povo Apinajé, define data e local do 3º Encontro Tocantinense de Agroecologia

Representantes da Articulação Tocantinense de Agroecologia e lideranças Apinajé  reunidos na aldeia Brejinho. (foto: Selma Yuki/APA-TO. Março de 2017)

Durante o 2º Encontro Tocantinense de Agroecologia realizado no Quilombo Malhadinha, surgiu a proposta de realizar o próximo encontro na Terra Indígena Apinajé, localizada no município de Tocantinópolis no Norte de Tocantins. Dessa forma, na última terça-feira, 21 de março de 2017 realizamos na aldeia Brejinho, Reunião da Articulação Tocantinense de Agroecologia - ATA, na qual discutimos as possibilidades e condições do 3º Encontro Tocantinense de Agroecologia ser realizado na T.I. Apinajé.

Após intensa conversa entre as lideranças da Associação União das Aldeias Apinajé - Pempxà, Associação Pyka Mex e representantes da APA-TO, COEQTO, MIQCB, MAB, CIMI e UFT Campus de Tocantinópolis-TO, decidimos que o 3º Encontro Tocantinense de Agro ecologia será mesmo realizado na aldeia Patizal, na T.I. Apinajé, no período de 23 a 26 de novembro de 2017

Selma Yuki, representante da Alternativa para Pequena Agricultura do Tocantins  APA - TO, lembrou que a realização do 3º Encontro Tocantinense de Agroecologia na T.I. Apinajé fortalecerá ainda mais a luta comum dos camponeses, trabalhadores rurais, quebradeiras de coco, quilombolas e indígenas do Norte de Tocantins para produção de alimentos com base agroecológica, guarda e conservação das sementes crioulas e proteção do Bioma Cerrado e dos territórios desses povos, além de reafirmar a agroecologia como matriz tecnológica  para agricultura de nosso país e do Tocantins.
Participantes da reunião na aldeia Brejinho. (foto: João Palmeiras. APA-TO. Março de 2017)

Até novembro, mês do 3º Encontro Tocantinense de Agroecologia serão realizadas uma série de outras reuniões de lideranças da Articulação Tocantinense de Agroecologia - ATA, na T.I. Apinajé. A próxima será dia 23 de maio do corrente na aldeia Patizal, comunidade escolhida para sediar o 3º Encontro. Na ocasião continuaremos conversando e dando os encaminhamentos necessários para realização do evento.
A previsão é que mais de 250 lideranças vindas de assentamentos, quilombos, comunidades indígenas participarão das plenárias onde estaremos debatendo novas estratégias de enfrentamento ao PDA/Matopiba e como assegurar o cumprimento das leis e garantir a regularização dos territórios indígenas e quilombolas ameaçados pela violência do Agro.

No 3º Encontro Tocantinense de Agroecologia serão realizadas ainda oficinas práticas de agroecologia, visitas de intercâmbios em outras aldeias, troca de sementes e atividades interculturais pensadas com a finalidade de propiciar a transmissão de conhecimentos, práticas e idéias que permitam nossas comunidades manterem o Bem Viver e resistir o avanço e a violência do agronegócio.

A cacique Maria Almeida Apinagé, da aldeia Brejinho, manifestou sua alegria e agradeceu à todos pela decisão de realizarmos o 3º Encontro Tocantinense de Agroecologia,  na T.I. Apinajé e afirmou que nosso povo estaremos sempre disponíveis e prontos para receber todos os amigos e parceiros de lutas neste e outros encontros.

Terra Indígena Apinajé, 28 de março de 2017


Associação União das Aldeias Apinajé - Pempxà

Nenhum comentário:

Postar um comentário